sexta-feira, outubro 12, 2007

Urologia

Amanhã vou a um curso médico de actualização em anatomia cirúrgica, cujo preço de inscrição é de 350 euros. A vantagem é a do Organizador da mesma ser o Director Clínico do meu serviço, e portanto tive direito a um convite.
Uma formação que se realizará desde as 9h ás 18h30 no Hotel Villa Rica, intitulada "Prostatectomia radical aberta e laparoscópica - preservação vasculo nervosa e continência urinária".
O que tem de inovador? A transmissão de cirurgias ao vivo. Neste âmbito já assisti a algumas mas estando no bloco operatório do hospital onde trabalho.
Hoje, como estive a fazer turno da tarde contactei com os doentes que vão ser operados amanhã, tendo efectuado alguns ensinos pré-operatórios e realizado outro tipo de funções interdependentes. E amanhã vou estar confortavelmente num auditório de um hotel a assistir em directo ás intervenções cirúrgicas programadas para os mesmos... Acho que vai ser muito interessante e boa sorte para todos é o que desejo!

3 Comments:

At 13/10/07 16:42, Anonymous Anónimo said...

Oi mary maria!

Mas a menina não pára! E ainda bem que não... Bem, as vantagens de se ter um Director de Serviço à maneira!
Todos os profissionais têm o dever de se actualizar, mas no que concerne os da área da Saúde, esse dever transforma-se quase numa obrigação. No entanto, a meu ver, para que se consiga estar actualizado é necessário um certo investimento, o qual nem todos estão dispostos a realizar. Convenhamos que uma actualização de um dia custar 350 euros, torna-se, no mínimo, pouco aliciante. O problema é que esse facto deixa em aberto uma questão bastante controversa, que envolve o patrocínio de laboratórios da indústria farmacêutica... Exige-se a formação contínua mas os moldes actuais em que se processa, não interessam? Talvez fosse pertinente reflectir sobre a questão...

Beijinhos linda e aparece que já tenho saudades tuas.

 
At 14/10/07 01:51, Blogger mjoão said...

Ana

Pois é, o meu Director de Serviço é daquelas pessoas, mesmo boa pessoa...
Quanto aos moldes do custo da formação é óbvio que os laboratórios da indústria farmacêutica estão envolvidos e tudo não passa de um círculo vicioso...

A formação foi muito interessante, depois conto-te os pormenores mais engraçados!

Um grande beijinho;)

 
At 15/10/07 10:53, Blogger Devagar said...

Alo, alo Maria João...Rigorosamente nada a ver com a temática do post, fica aqui o convite para a nossa nova peça - A Morte é uma flor -

Aparece...é já nos próximas dias 18, 19, 20 de Outubro, às 22:00, na Sociedade Gulherme Cossoul, em Santos. Ficamos à espera.

Aquele abraço
Ricardo

 

Enviar um comentário

<< Home