segunda-feira, outubro 19, 2009

Fernanda!

A Fernanda!

Vou-vos falar mais um bocadinho da Fernanda. Cuidámos da Fernanda ao longo de mais de três meses... Lá em casa pai e mãe já a conhecem, de tanto ouvirem falar nas histórias da Fernanda... Inclusivamente a minha mãe, e o David, namorado da Ana, já falaram com a Fernanda ao telemovel!
O Dr. João (médico da D. Fernanda) tirou-lhe várias fotografias, tal como nós, e hoje, no dia oficial da sua alta ofereceu-lhe esta surpresa ás oito da manhã: uma t-shirt com o seu nome à frente e uma fotografia sua. Na parte de trás, um print das frases que a Fernanda mais nos repetia, e claro mais fotos da Fernanda com sonda nasogástrica (SNG) - à qual ela chamava tromba de elefante :) Só mesmo a Fernanda...

Depois nesta altura, alguém da equipa lhe ofereceu mesmo um peluche que era um elefante, e que a Fernanda adora! Ao peluche deu-lhe o nome de João: o nome do seu médico predilecto!

É uma experiência muito gratificante quando nos envolvemos assim, de alma e coração, por e com uma pessoa de quem cuidamos, dia após dia, noites e noites... E quando na escola nos diziam que enfermagem é a arte de cuidar, na altura não sabíamos, mas hoje sabemos que é isto: é este marcar de diferença que faz toda a diferença.

E é ainda isto o trabalho em equipa: o que conseguimos construir com a Fernanda!

Muitas outras pessoas faltam aqui nestas fotos, porque a equipa é enorme e é um privilégio o que aprendo um bocadinho com cada uma das pessoas neste serviço!


Fernanda ensinaste-nos imenso a toda a equipa e provaste-nos a todos que mesmo perante os problemas, preocupações, sofrimento, adversidades podemos sempre sorrir e ser nós próprias. Afirmaste as tuas vontades, desejos, projectos, decisões que fomos sabendo respeitar. E hoje concretizaste aquilo que desejavas: ir ao banco, ir ao cabeleireiro, almoçar fora (com tantas emoções fortes até me esqueci de te perguntar o que é que foi o teu almoço! Ainda me vais ter de contar esses pormenores gastronómicos), fazer as tuas compras, pintares as unhas...

Carta de Agradecimento da D. Fernanda

«Venho por este meio agradecer a toda a Equipa médica, de enfermagem e Auxiliares todo o bem que me fizeram. Só assim fui salva de morrer com uma doença bastante grave e vários problemas.

Peço a Deus que todos os doentes sejam da Unidade Medicina 1 B - Hospital Curry Cabral. Agradeço a vida a eles e peço por todos que sejam salvos e tão bem tratados como eu fui. Muito obrigado mais uma vez médicos, enfermagem e auxiliares da medicina piso 2 1 - B.

Não tenho palavras para vos agradecer.

A Doente, Maria Fernanda Marcelino»

Obrigado pelas tuas palavras Fernanda, do fundo do coração!

Não nos esqueceremos de ti e iremos recordar-te muitas e muitas vezes, iremos falar de ti sempre e recontar as tuas histórias, com um sorriso rasgado e o olhar a brilhar de vida: porque é assim que tu és, uma pessoa cheia de vida!

1 Comments:

At 20/10/09 00:26, Blogger @na said...

Li o teu post e vi as fotografias com a Fernanda aqui ao lado. Acabámos as duas a chorar, claro!

Porque há doentes que nos marcam e, infelizmente, muitas vezes o seu final não é o mais feliz, a Fernanda fica na memória de cada um de nós (e de todos, como equipa)precisamente por ser alguém que, perante um (quase) final, renasce e agarra com toda a força a segunda oportunidade que a vida lhe deu.
Tudo o que demos de nós vale a pena só por a saber bem. E não há melhor recompensa do que o abraço apertado com que ela se despede.

 

Enviar um comentário

<< Home